PlayStation 1: As Melhores Curiosidades Sobre o Console

Quando falamos de nostalgia e videogames, rapidamente lembramos do nome de vários consoles. Mas não dá para negar que o PlayStation 1 é um desses consoles, afinal de contas, ele marcou toda uma geração. Até hoje o PS1, como é apelidado, é lembrado principalmente por aqueles que foram crianças ou adolescentes entre os anos 1994 e 2004.

Esse ano o console completa 28 anos, são quase 3 décadas de existência. Prepare-se, pois hoje separamos as melhores curiosidades do PlayStation 1 e você pode conferir todas agora mesmo.

Sony + Nitendo

A Sony e a Nitendo firmaram uma parceria para desenvolver uma expansão para o Super Nintendo, onde seria possível utilizar CDs. Mas tempos depois a Nitendo rompeu a parceria com a Sony e deu continuidade ao projeto com a Phillips, que depois também foi rompido. A Sony havia gostado da ideia de ter um console com CDs e começou a trabalhar sozinha nesse projeto.

A Nitendo não gostou de ficar sabendo que a Sony lançaria um console que rodaria CD, então processou a antiga parceira. Mas a justiça negou o pedido e deu sinal verde para o lançamento do PlayStation. 

PlayStation 1: As Melhores Curiosidades Sobre o Console
Protótipo da Sony feito na época da parceria com a Nitendo

Inovação

Com a chegada do PlayStation 1 ao mercado, a Sony inovou trazendo o CD, uma mídia muito mais barata e fácil de produzir. Lembrando que na época os consoles utilizavam cartuchos. 

Memory Card

Impossível falar do PlayStation 1 e não lembrar do Memory Card, não é mesmo? Bom, ele surgiu porque os CDs permitiam apenas a leitura de dados, e não a escrita. Sendo assim, o PS1 foi um dos primeiros consoles da história a exigir o uso dos cartões de memória para salvar o progresso do jogo. 

Outras Cores

Todo mundo conhece o clássico PS1 que era branquinho, mas você sabia que o console teve uma versão em outra cor? O Net Yaroze é um PlayStation 1 na cor preta que foi criado para desenvolvedores independentes de jogos. Além disso, o PS1 ganhou modelos oficiais com a cor azul e verde.

Biblioteca de Jogos

Se você já teve um PS1, com toda certeza reparou que não faltavam jogos nas lojas, certo? Mas você faz ideia de quantos jogos foram lançados para o console? Bom, a Sony encerrou a produção do PlayStation 1 em 2004, mas a produção de jogos continuou até 2006. Ao todo foram lançados exatos 7.918 jogos. Segundo o site VGChartz, foram vendidos 962.01 milhões de unidades de jogos enquanto o PS1 existia.

Recorde

Com um console que chegou inovando, dá para esperar um sucesso, não é mesmo? O PS1 foi o primeiro videogame a ultrapassar a marca de 100 milhões de unidades vendidas. Esse recorde foi alcançado 9 anos e 6 meses após o lançamento do console, quando ele já estava prestes a completar 10 anos.

PlayStation 1: As Melhores Curiosidades Sobre o Console

Leia Também: PlayStation: As melhores curiosidades do console!

Essas foram as melhores curiosidades do PlayStation 1, mas continue nos acompanhando, pois em breve traremos mais posts de curiosidades.

Gostou das curiosidades de hoje? Comenta aqui embaixo e não esquece de compartilhar esse post!