Windows 12: Tudo o Que Sabemos Até Agora

Windows 12: Tudo o Que Sabemos Até Agora

O Windows 10 foi originalmente descrito como “a última versão do Windows”, com a Microsoft fornecendo atualizações regulares em vez de lançar uma versão totalmente nova. No entanto, tudo isso mudou com o lançamento do Windows 11 , que passou de conceito abstrato a anúncio oficial em questão de semanas. O cancelamento do Windows 10X influenciou a decisão da Microsoft, mas a empresa claramente já vinha trabalhando em um novo sistema operacional há algum tempo.

 

Também não parece que a Microsoft está parando por aí. Os relatórios sugerem que um sucessor, provavelmente conhecido como Windows 12, está em desenvolvimento antes de um possível lançamento no próximo ano. Aqui está tudo o que você precisa saber.

Haverá um Windows 12?

Parece provável. Houve um intervalo de seis anos entre o lançamento do Windows 10 e do Windows 11, mas não há sinais de que este último será a última versão principal do Windows. Um artigo do Windows Central de julho de 2022 sugeriu que um sucessor do Windows 11 está em andamento, embora não haja garantia de que será conhecido como Windows 12. O autor Zac Bowden cita ‘minhas fontes’, mas ele tem um forte histórico de notícias do Windows.

Um artigo de fevereiro de 2022 do site de tecnologia alemão Deskmodder sugeria que a Microsoft estava se preparando para o Windows 12. O artigo menciona “nossas informações” como fonte, embora também se refira a um tweet agora excluído do SwiftOnSecurity, que se revelou uma piada:

Lançamento

Como é de se esperar, não se sabe quando o Windows 12 será lançado. O melhor palpite até agora vem do mesmo artigo do Windows Central , que diz que haverá uma nova versão principal do Windows a cada três anos. Com o Windows 11 lançado em 2021, isso sugere que veremos o Windows 12 em algum momento de 2024. Em julho de 2022, estava supostamente nos “estágios iniciais de planejamento e engenharia”.

A Microsoft não disse quando o Windows 11 deixará de ser suportado, mas uma década após seu lançamento sugeriria por volta de 2031. Uma nova versão precisaria estar disponível pelo menos alguns anos antes, mas parece que teremos muito mais cedo.

Quais Novos Recursos o Windows 12 Terá?

Como você pode esperar, não temos ideia de quais novos recursos estarão disponíveis no Windows 12. Nesse estágio, é provável que a Microsoft também não conheça a maioria deles.

No entanto, a empresa pode ter revelado inadvertidamente uma versão inicial da interface do usuário do Windows 12. Uma maquete na conferência Ignite da Microsoft em outubro de 2022 mostra um design muito diferente

Os principais recursos aqui incluem uma barra de tarefas flutuante e uma barra de pesquisa em forma de pílula na parte superior central, com a última reminiscente da Ilha Dinâmica no iPhone 14 Pro. O painel Widgets e o Action Center também estão na parte superior da tela, e não na parte inferior.

Anteriormente, Deskmodder sugeria que o Windows 12 seria construído do zero, em vez de ser baseado em versões anteriores. Foi o que vimos com o Windows 10X , antes que muitos recursos acabassem sendo incorporados ao Windows 11. Isso abre a possibilidade de um design radicalmente diferente, embora grandes mudanças possam não ser populares com a enorme base de usuários do Windows.

parece que a IA terá um grande destaque no Windows 12. Na palestra da AMD na CES 2023 em janeiro, o diretor de produtos da Microsoft, Panos Panay, disse que “a IA vai reinventar como você faz tudo no Windows”. Ainda não sabemos que tipo de recursos ele fornecerá, mas é provável que se baseie na NPU (Neural Processing Unit) encontrada nos modelos ARM do Surface Pro 9.

Além disso, pequenas melhorias são mais prováveis. Tornar o Windows 12 estável e livre de bugs deve ser a prioridade da Microsoft. O artigo original do Windows Central que sugeria a data de lançamento de 2024 também não revelou nenhum novo recurso concreto. Mas sugeriu que novos recursos seriam adicionados às versões futuras do Windows a cada poucos meses, potencialmente até quatro vezes por ano. Eles são conhecidos internamente como “Momentos”, mas o autor Zac Bowden diz que a marca pode não chegar à versão pública.

Leia Também: Microsoft: As Melhores Curiosidades Sobre a Empresa

E aí, ansioso para ver o Windows 12? Não esquece de compartilhar esse post!